Porquê Paparéus?
Para começar, achamos importante referir alguma da história por trás do nome/ designação Cagaréus…
Num artigo intitulado “Loquela dos povos da Beira-ria” faz-se referência ao uso da palavra Cagarête, como sendo “ o local mais recuado à ré do barco e a seguir à entremesa”.
Ora, sendo, como já se disse, o bairro da Beira-mar ocupado por gente ligada à ria ou ao mar, desde marnotos, pescadores ou moliceiros, a sua vida era passada dentro da bateira, do mercantel, do moliceiro ou de qualquer outra embarcação. Quando as necessidades fisiológicas “apertavam”, estes homens solucionam o problema utilizando a ré do barco. Deste antigo e específico hábito (cagar à ré), surgiu o conhecido termo regional cagaréu!
Bem, explicada alguma da história por trás do nome, decidimos nós explicar a nossa história por trás do nosso nome. Como já explicado, mais de metade do grupo é constituídos por aveirenses (“Cagaréus”!) e Aveiro é a cidade na qual o nosso projecto nasceu e se desenvolve… portanto, optamos pela via, não do etimológico, mas sim do “regional”, por assim dizer, e fizemos um jogo de palavras entre os termos “Papar” (obviamente relacionado com a temática da gastronomia!) e Cagaréus.